Javé Nossa Justiça!

Jeremias 23,1-8

bernhard_plockhorst_-_good_shephard_1 Ai dos pastores que espalham e extraviam as ovelhas do meu rebanho_oráculo de Javé. 2  Por isso assim diz Javé, o Deus de Israel, contra os pastores encarregados de cuidar do meu povo: Vocês espalharam e expulsaram minhas ovelhas e não se preocuparam com elas. Pois agora sou eu que vou pedir contas a vocês pelo mal que praticaram – oráculo de Javé. 3 Eu mesmo vou reunir o que sobrou das minhas ovelhas de todas as regiões para onde eu as tinha expulsado. Vou trazê-las de volta para as suas pastagens, para que cresçam e se multipliquem. 4 Vou dar-lhes pastores que cuidem delas, e elas não terão mais medo ou susto, nem se perderão – oráculo de Javé. 5 Vejam que vão chegar dias – oráculo de Javé – em que eu farei brotar para Davi, um broto justo. Ele reinará como verdadeiro rei e será sábio, pondo em prática o direito e a justiça no país. 6 Em seus dias, Judá estará salvo e Israel viverá em paz; e a ele darão o nome de “Javé nossa justiça”. 7 Vejam que vão chegar dias – oráculo de Javé – em que não se dirá mais: “Viva Javé, que tirou os israelitas do Egito”. 8 Em lugar disso, dirão: “Viva Javé, que tirou a descendência de Israel do país do Norte  e de todos os países para onde os havia expulsado, trazendo-os de novo para a sua terra”.

“O oráculo é, provavelmente, pós-exílico. Apresenta uma avaliação negativa dos reis de Judá, mostrando que a política deles foi a principal responsável pela queda de Jerusalém e pelo exílio. Os VV.5-6 manifestam a esperança de um futuro rei justo, que governará o povo conforme a justiça e o direito”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, nós devemos ser conscientes de que Deus é zeloso pelo seu povo. Ele pode até mesmo deixá-los a mercê dos maus pastores, porém, não os perdem de vista, sempre atento a tudo o que vai acontecendo; então, na hora certa Ele chega, pede conta aos maus, trazendo de volta as suas ovelhas para pastagens que ele mesmo providência; agora os fará crescer e multiplicar, com amor de um Deus que tem misericórdia do seu povo; mesmo quando exilados. Por isso irmãos e irmãs, peçamos ao Senhor Deus, que nos dê a graça de sermos as ovelhas que voltam para o aprisco do Pai Deus, fazendo parte das promessas do Senhor, na fidelidade e no amor àquele que é e será sempre fiel ao seu povo; fazer parte das promessas de Deus é estar sempre no caminho da fé, da verdade e do amor àquele que fará maravilhas acontecer em nossas vidas, aquele que é zeloso, aquele que poderá até mesmo tardar, porém, a seu tempo virá. “Mas o Senhor virá, Ele não tardará, que eu seja santo, santo, santo, pois Deus é Santo, Santo, Santo, que a santidade da nossa vida apresse o Senhor; e Ele logo virá.” Que o Senhor Deus nos abençoe! Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s