Vendedores de Ilusões

Jeremias 23,9-15, 29-32

gdtw15jwhruirwwrpsr7htnbzgx_9 Sobre os profetas. O meu coração está estraçalhado dentro do peito, os meus ossos todos tremem. Pareço um bêbado embriagado de vinho; mas é por causa de Javé e de suas santas palavras. 10 O país está cheio de adúlteros. Por causa da maldição, todo o país está de luto e os pastos dos campos ficaram secos. O caminho deles é a maldade, e a sua força é a injustiça. 11 Até o profeta, até o sacerdote são perversos, até em minha casa encontrei a maldade deles – oráculo de Javé. 12 Por isso, o caminho deles se tornará escorregadio, serão empurrados para as trevas e nelas cairão. Pois eu mandarei sobre eles a desgraça, no ano do seu castigo – oráculo de Javé. 13 Entre os profetas da Samaria vi coisas absurdas: eles profetizam por Baal e extraviam meu povo Israel. 14 Entre os profetas de Jerusalém, o que eu vi era horrível: cometem adultério e praticam a mentira, dão a mão aos malfeitores, para que ninguém se converta da sua maldade. Para mim, todos eles são com Sodoma, e os habitantes de Jerusalém são como Gomorra. 15 Por isso, assim diz Javé dos exércitos contra os profetas: “Farei vocês comerem absintos e beber água envenenada, porque dos profetas de Jerusalém se espalhou a impiedade para todo o país”. – 29 Minha palavra não é como fogo? – oráculo de Javé – ou como um martelo que tritura a pedra? 30 Por isso estou contra os profetas – oráculo de Javé – que roubam a minha palavra uns dos outros. 31 Estou contra os profetas – oráculo de Javé – que abrem a boca para soltar oráculos. 32 Estou contra os profetas – oráculo de Javé – que sonham de mentira, depois contam para os outros, e com suas mentiras e seus enganos desorientam o meu povo. Eu não enviei nenhum deles, nem lhes dei ordem nenhuma, e eles não têm serventia alguma para esse povo – oráculo de Javé.

“Jeremias se confrontou a vida inteira com os profetas profissionais que, ao invés de anunciar a palavra de Javé para sacudir o povo e levá-lo à conversão, procuravam agradar a todos, em vista de seus próprios interesses. O critério da verdadeira profecia está no v. 22; o anúncio provoca a conversão. A critica de Jeremias aos falsos profetas é mais severo do que a crítica feita aos políticos, pois os profetas são guias espirituais, e devem orientar a vida do povo segundo o projeto de Deus”.

 REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, o profeta Jeremias era homem muito exigente quando se tratava do projeto de Deus. Para ele os profetas deveriam na verdade, era anunciar a palavra de Deus e levá-los a conversão, enquanto eles buscavam os seus próprios interesses; procurando agradá-los com mentiras, com falsidade; bem sabemos que o anúncio da Palavra, do Reino deve provocar a conversão em meio ao povo de Deus, porém, isso não acontecia; o que levava Jeremias ficar muito severo com os falsos e mentirosos profetas. Enquanto que a missão do profeta designada por Deus é ser guias espirituais, que deveriam orientá-los a viverem segundo o projeto de Deus. Os profetas, ontem e hoje são homens escolhidos por Deus, estes devem primeiramente ser verdadeiros, íntegros, que falem a verdade, quando se fala em nome de Deus, sinceros, que tenham uma vida de testemunho. Peçamos ao Senhor que dê verdadeiros profetas em nossos dias, que não venha enganar o povo simples, humilde, indefeso, sem voz sem vez e sem terra. Que o Senhor Deus nos abençoe, hoje e sempre. Paz e Misericórdia!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

