O Verdadeiro Profeta

Jeremias 26,1- 9; 12-16

02896067995b767b824b997bc68dace91 No começo do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, Javé dirigiu esta palavra a Jeremias: 2 Assim diz Javé: Fique nos átrio do Templo de Javé e diga a todos os cidadãos de Judá, que entram no Templo para adorar Javé, tudo o que eu estou mandando dizer, sem tirar nada. 3 Quem sabe eles se convertam, cada um de sua má conduta, e eu me arrependa do castigo que preparo contra eles por causa de suas más ações. 4 Você dirá o seguinte: Assim diz Javé: Se vocês não me obedecerem, seguindo a Lei que promulguei para vocês, 5 e se não escutarem o que diz os meus servos, os profetas, que eu lhes envio  sem cessar, embora vocês não os escutem, 6 então eu vou fazer deste Templo  o que fiz com o santuário de Silo, e desta cidade farei uma coisa maldita para todos os povos da terra.7 Os sacerdotes, os profetas e todo o povo ouviram Jeremias falando isso no Templo de Javé. 8 Depois que Jeremias terminou de falar tudo o que Javé lhe havia ordenado que dissesse ao povo, os sacerdotes e os profetas o prenderam, dizendo: “Você deve morrer. 9 Porque você profetizou em nome de Javé, dizendo que vai acontecer a este Tempo o que aconteceu com o santuário de Silo, e que esta cidade será destruída e ficará sem moradores?E o povo todo se aglomerou no Templo de Javé contra Jeremias. 12 Jeremias respondeu aos chefes e a todo o povo: “Foi Javé que me mandou profetizar, contra este Templo e contra esta cidade, tudo o que vocês ouviram. 13 Agora corrijam sua conduta e suas ações; obedeçam a Javé, o Deus de vocês, e Javé desistirá  das ameaças que proferiu  contra vocês. 14 Quanto a mim, eu estou na mão de vocês. Façam de mim o que acharem melhor. “15 Mas fiquem sabendo: se vocês me matarem, estarão jogando a culpa da morte de um inocente sobre vocês mesmos, sobre esta cidade e seus habitantes, pois foi de fato Javé quem me ordenou falar para vocês escutarem tudo isso.” 16 Os chefes de todo o povo disseram aos sacerdotes e profetas: “Esse homem não deve ser condenado à morte, pois foi em nome de Javé nosso Deus, que ele nos falou”.

“Falando em nome de Deus, o profeta tem coragem de criticar as instituições mais sagradas do seu tempo: falar contra o Templo e contra Jerusalém era uma blasfêmia. Jeremias deixa claro que as instituições não passam de máscara quando não se vive conforme o projeto de Deus”.

REFLEXÃO:

Louvado seja louvado nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, creio que é do conhecimento de todos nós, que os profetas verdadeiros, pagam um preço alto por obedecer a Deus. Vimos claramente que para ele profetizar ao povo o que Deus manda, é preciso pedir muita coragem dos céus; isto quando há um povo apegado às falsas doutrinas, a ídolos feitos por mãos humanas,  usam máscaras e não vivem segundo o projeto de amor deste Deus que os segue, os acompanha e caminha com este povo. Os profetas nunca são vistos como homens de Deus, por isso é que eles são sempre perseguidos, raramente acolhidos. Por que muitos que são chamados por Deus procuram sempre fugir, como fugiu o profeta Jonas? E vão para lugares, missões, trabalhos que não foram chamados; e vivem tampando o sol com a peneira? Peçamos irmãos e irmãs a este mesmo Deus que nos dê clareza de Seu chamado a nosso respeito; “o que queres de mim Senhor?” E estejamos abertos para ouvi-Lo e muito mais para segui-Lo, não a minha moda, mas como o Senhor Deus assim o quer. Sejamos hoje e sempre abençoados pelo Senhor. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

