Eu serei o Deus de todas as tribos

Jeremias 31, 1-8 e 15-22

jeremias-21 Nesse tempo— oráculo de Javé— eu serei o Deus de todas as tribos de Israel, e elas serão o meu povo. 2  Assim disse Javé: O povo que escapa da espada encontra graça no deserto! Israel caminha para o seu repouso. 3 De longe, Javé lhe apareceu: Eu amei você com amor eterno; por isso, conservei o meu amor por você. 4 Eu vou reconstruí-la , e você ficará construída, ó capital de Israel. Você há de sair novamente enfeitada e com pandeiros entre os grupos que dançam. 5  De novo plantará vinhedos sobre as colinas da Samaria; e os que plantarem, eles mesmos colherão. 6  Chegará o dia em que os guardas gritarão na montanha de Efraim: “De pé! Vamos a Sião visitar Javé, o nosso Deus”. 7 Porque assim diz Javé: Dêem vivas por Jacó, aclamem a primeira das nações! Gritem, louvem e digam: “Javé salvou o seu povo, o resto de Israel!” 8 Eu vou trazê-los de volta lá do pais do Norte, vou ajuntá-los das extremidades da terra. No meio deles estarão o cego e o aleijado, a mulher grávida juntos: é uma grande assembléia de retorno! 15 Assim disse Javé: Escutem! Ouvem-se gemidos e pranto amargo  em Ramá: é  Raquel que chora  inconsolável por seus filhos que já não existem mais. 16 Pois assim diz Javé: Segure os soluços e enxugue as lágrimas, porque há uma recompensa para a sua dor — oráculo de Javé: eles voltarão do país inimigo; 17 existe esperança de um futuro — oráculo de Javé: seus filhos voltarão para a pátria. 18 Eu escuto Efraim que se lamenta: “Tu me corrigiste e eu fui corrigido, como um garrote ainda não amansado. Faze-me voltar, e eu voltarei, porque tu és Javé, meu Deus. 19 Afastei-me, mas depois me arrependi; e, ao entender, bati no peito. Fracassei, fiquei confuso, pois carrego a vergonha da minha juventude”. 20 Será que Efraim não é o meu filho predileto? Será que não é um filho querido? Quanto mais o repreendo, mais me lembro dele. Por isso, minhas entranhas se comovem, e eu cedo à minha compaixão — oráculo de Javé 21 Coloque marcos na estrada, finque estacas para sua orientação, preste atenção na estrada, no caminho que você percorreu. Volte, ó virgem de Israel, volte para as cidades que são suas. 22 Até quando você vai ficar indecisa, filha rebelde? Porque Javé está criando uma coisa nova no país: a mulher seduz o homem.

A ação profética de Jeremias é dupla: para o Reino do Sul (Judá), ele anuncia o julgamento e o castigo; para o Reino do Norte (Israel), que há um século sofre por seus erros, ele anuncia a volta do exílio na Assíria e a restauração do país. Efraim é considerado de maneira particular, talvez porque tenha sido uma das regiões atingidas pela reforma promovida pelo rei Josias em 622 a.C. (cf. 2 Rs 22-23). O profeta anuncia a restauração da Aliança: será uma nova criação em que a mulher cativará o homem (Javé). Não é mais Javé que tentará seduzir o seu povo; o povo é que procurará seduzir Javé.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, há sempre a mesma pergunta, um eterno questionamento quando se trata dos filhos que deveriam seguir as normas e mandamentos do Senhor; o próprio Deus disse: “Até quando vocês ficarão indecisos filhos rebeldes?” Ainda a profecia diz que não será mais Deus que seduzirá o seu povo e sim, acontecerá o contrario. Porque será irmãos e irmãs, que quando o Senhor Deus nos procura, chamar, escolher, colocar perto de si a sua criatura, há sempre uma recusa; será por causa do NOVO?  E tudo o que é novo deixa o medo, a preocupação, enquanto que não deveríamos nos assustar, pois tudo o que vamos fazer, iniciar, tudo para nós é novidade. Peçamos a Deus em nossas vidas a graça da vida nova, pois o desafio nos levará sempre rumo a uma conquista, esta que é esperada por todos; e que sejamos abençoados hoje e sempre para estarmos abertos ao novo. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

