Haverá Dor Semelhante à Minha Dor?

Lamentações 1, 1-5 e 20-22

destruicao_templo_jerusalem1 Ai! Como está solitária a capital do povo! A primeira entre as nações está como viúva. Quem era líder entre os povos, agora paga tributo. 2 Banhada em lágrimas a face, passa a noite chorando. De todos os seus amantes, não há nenhum que a console. Todos os seus aliados a traíram, tornando-se para ela inimigos. 3 Judá foi para o exílio, humilhada e em dura escravidão; foi morar entre as nações, onde não encontra mais repouso. Seus perseguidores a alcançaram em lugares sem saída. 4 Estão de luto os caminhos de Sião: ninguém vem para as festas. Todas as suas portas estão desertas e seus sacerdotes choram; as suas virgens estão aflitas e ela na amargura. 5 Seus opressores a venceram, seus inimigos estão felizes, porque Javé a castigou, por suas numerosas revoltas. Até as suas crianças são levadas como escravas à frente do opressor. 20 Vê, Javé, como estou angustiada: minhas entranhas fervem; meu coração se transforma dentro de mim, porque me revoltei. Lá fora, a espada tira-me os filhos, e aqui dentro, a morte. 21 Escutem como estou gemendo, e não há quem me console. Os inimigos comemoram minha derrota, que tu mesmo causaste! Traz, então, aquele dia que prometeste em que eles passarão o que eu passei. 22 Chegue à tua presença a maldade deles: trata-os  como trataste a mim por causa das minhas revoltas, pois meus gemidos se multiplicam e meu coração desfalece.

“Esmagada e caçoada pelo inimigo, abandonada por todos, Jerusalém grita a sua dor. A destruição é o fruto do julgamento de Deus contra a cidade, que agora toma consciência de suas culpas. Seus aliados amantes de outrora, hoje são seus inimigos. E o pior castigo é a ausência de Javé. A confusão dos pecados e o arrependimento se misturam nesta súplica em busca de piedade.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, hoje podemos perceber que Jerusalém, a grande, a orgulhosa e a frondosa, se encontra na solidão! Como vimos, ela passou em lágrimas chorando. Viu que todos os seus aliados a traíram. Tudo se encontra em um verdadeiro caos; todas as suas portas desertas, inimigos comemoram a sua derrota. Ela vê que opressores a venceram, seus inimigos estão felizes por verem que Javé a castigou, por suas inúmeras revoltas. Em seu fim  os seus gemidos aumentam e seu coração desfalece. O pior castigo é a ausência do Senhor Deus. Então irmãos peçamos a graça de Deus para que sejamos humildes, seja a nossa guardiã a virtude da humildade durante toda a nossa caminhada rumo a Cidade Celeste. E que jamais venhamos a sofrer esta ausência de nosso amado Deus. Que neste dia todos os que adentrarem neste blog. Sejam por Deus abençoados. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

