Israel abandonou a fonte da sabedoria

Baruc 3,9-14

39 Ouça, Israel, os mandamentos da vida, preste atenção para aprender a prudência. 10 Diga, Israel: por que você está numa terra inimiga, envelhecendo numa terra estrangeira? 11 Por que você se contamina com os cadáveres e é contado entre os que vão para a mansão dos mortos? 12 Porque você abandonou a fonte da sabedoria! 13 Se você tivesse andado nos caminhos de Deus, teria sempre vivido em paz. 14 Aprenda agora onde está a prudência, a força da inteligência, para compreender onde está a vida longa, onde está a luz dos olhos e a paz. 15 Mas quem descobriu a morada da sabedoria, quem penetrou em seus depósitos? 16  Onde estão os governantes das nações, os que dominam  as feras da terra? 17 Onde estão os que se divertem com as aves do céu, os que ajuntam prata e ouro, riquezas em que os homens confiam e em cuja posse não põem limites?

“Exilado o povo perdeu o sentido da vida e já parece partilhar o destino dos mortos. A sabedoria é o aprendizado que vem da própria experiência. O povo deve meditar em seus fracassos e aprender que estes são fruto do abandono de Deus, fonte de sabedoria que leva à vida. A prudência é a arte de discernir o momento para a ação oportuna.”

REFLEXÃO:

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, a leitura de hoje nós dá um certo sentimento fúnebre, quando o ser humano perde o sentido de viver, já nem vê horizontes, não tem objetivo para viver e alegar-se. Como diz o livro do Eclesiástes o ser humano tem tempo para cada realidade que  acontece como: ora com saúde, ora com doenças; ora triste, ora alegre; ora inquieto, ora em paz; o que precisamos aqui é saber viver cada momento  na fé e perseverança, sabendo que a fé nos dará a certeza de que tudo passa e normaliza. Aqui se faz necessário as virtudes da sabedoria, do discernimento, necessárias para caminharmos nos caminhos de Deus. Peçamos meus irmãos e irmãs, a graça de vivermos na luz de Cristo Ele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. E que todos sejamos abençoados por este Deus da Paz. Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s