Javé prefere os exilados

maxresdefault-4—14 Recebi então de Javé uma mensagem, que me dizia: 15  “Criatura humana, os moradores de Jerusalém dizem aos seus irmãos, aos seus parentes e a toda a casa de Israel: ‘Vocês estão longe de Javé. Foi para nós que Javé deu a terra como propriedade’. 16 Por isso, diga-lhes: Assim diz  o Senhor Javé: Dado que eu os levei para longe, para o meio das nações pagãs, e por  algum tempo os espalhei entre as nações, eu mesmo serei para eles um santuário em qualquer país para onde tenham ido. 17 Diga, portanto: Assim diz o Senhor Javé: Eu vou recolher vocês do meio dos povos, vou ajuntá-los de todos os países para os quais foram levados, e lhes darei depois  a terra de Israel. 18 Logo que aí chegarem, eles removerão dela todos os seus ídolos e abominações. 19 Darei a eles um coração íntegro, e colocarei no íntimo deles um espírito novo. Tirarei do peito deles o coração de pedra  e lhes darei um coração de carne. 20 Tudo isso para que sigam os meus estatutos e ponham em prática as minhas normas. Então eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. 21 Mas, se o coração deles for atrás de seus ídolos e abominações, eu farei que sofram as conseqüências de suas ações. — Oráculo do Senhor Javé.

“Aos presunçosos moradores de Jerusalém que escaparam da primeira deportação, o profeta responde: Javé prefere os exilados porque no exílio eles passam por um processo de conversão. Javé realizará um novo êxodo e uma nova aliança, agora concretizada, numa profunda mudança interior (coração de carne), que é inspirada pelo próprio Deus (espírito novo). A condição é que os exilados tenham o coração íntegro, isto é deixem a idolatria e sirvam somente a Javé, colocando em prática o projeto dele (estatutos e normas, apresentados no livro do Deuteronômio)”.

REFLEXÃO:

O Profeta Ezequiel vem com uma mensagem nova do Senhor Deus, pois aquele povo está banhado da idolatria e das crendices em seus inúmeros ídolos, como já vimos ontem. E agora para tirar este povo dos vários países e levá-los a Israel, o profeta traz esta nova mensagem. Será do meio dos exilados que será acolhido e formado um novo povo que seja pelo próprio Deus preparado. Deus suscitará corações íntegros, dando-os um espírito novo; o que fará o Senhor Deus? Ele vai tirar do peito deles o coração de pedra dando-lhes um coração de carne; Deus infundirá corações íntegros, espírito novo e coração de carne naqueles que decididamente abandonarem seus ídolos e suas abominações; mesmo que aconteça esta transformação, aquele que voltar atrás, Deus os fará sofrer as conseqüências de suas ações abomináveis. Vimos irmãos e irmãs o quanto é agradável a Deus, pessoas temente, íntegros, fiéis, que vivem na fidelidade de filhos de Deus. Então por que não vivermos na observância dos Mandamentos, dos Estatutos e das Normas dadas pelo próprio Deus? Peçamos ao Senhor da vida para aquele que entre nós procurar esta integridade de coração tenha a graça da fidelidade e da perseverança. Assim possamos ser por Ele abençoados. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s