De Menina Abandonada a Esposa Rainha

Ezequiel 16, 1-14

604405a13822620ce4940ac4a11929901 – Recebi de Javé a seguinte mensagem: 2 “Criatura humana, faça Jerusalém  tomar consciência de suas abominações. 3 Diga-lhe: Assim diz o Senhor Javé a Jerusalém: Por sua origem e nascimento, você  é da terra de Canaã. Seu pai era amorreu e sua mãe era hetéia.  4 Quando você nasceu, quando veio a este mundo, não lhe cortaram o cordão umbilical, nem a lavaram, nem esfregaram o seu corpo com o sal, nem a enfaixaram. 5 Ninguém teve compaixão de você ou pensou em fazer alguma coisa, com pena de você. Já no dia do nascimento, você foi jogada fora, ao desabrigo, tal era a repugnância que sentiam por você. 6 Depois eu passei por aí, e vi você se debatendo no próprio sangue. Vendo-a ensangüentada, eu lhe disse: ‘continue vivendo’. 7 Então eu fiz você  se tornar como broto do campo. Você cresceu, ficou grande e chegou à flor da juventude, os seios firmes e os pêlos nascendo. Mas você estava nua e desprotegida. 8 Passei por aí, e vi você. Notei que estava na idade do amor. Então joguei a minha capa em seus ombros, para cobrir a sua nudez. Fiz um juramento e me comprometi com você com você em aliança – oráculo do Senhor Javé –  de modo que passou a ser minha. 9 Em seguida, dei-lhe um banho, lavei o sangue que estava em seu corpo e a ungi com óleo. 10 Depois eu a vesti com roupas bordadas, calcei-a com sapatos de ouro fino, coloquei você um laço de linho e a cobri com um véu de seda. 11 Enfeitei-a toda: coloquei pulseiras em seus pulsos e colares em seu pescoço; 12 coloquei argola em seu nariz, brincos nas orelhas e uma coroa belíssima na cabeça. 13 Suas jóias eram de ouro e prata; você se vestia de linho, seda e bordados; sua alimentação era farinha de primeira, mel e azeite. Você se tornava cada dia mais bonita e ia tomando jeito de rainha. 14 A sua fama corria, pois a sua beleza era perfeita, com o esplendor daquilo que a recobraria – oráculo do Senhor Javé.”

“Ezequiel faz um retrato simbólico da história de Jerusalém. O profeta descreve a origem e apogeu da cidade: de humildes origens pagãs. Jerusalém se tornou, no tempo de Davi, a capital de todo o reino de Israel. Desse modo, Jerusalém é o símbolo concreto da aliança amorosa entre Deus e o seu povo”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, a simbologia aqui de como o profeta vai descrevendo Jerusalém é admirável, é graciosa é como se Deus falasse com uma adolescente aos seus quinze anos de idade. O amor de Deus vai muito mais além, quando ele se retrata com sua criatura humana que corresponde o amor misericordioso de Deus Pai, é como um pai e uma mãe que tem o carinho e o amor de seu filho obediente, educado que sabe ouvir tudo o que o pai fala com ele (a). Irmãos e irmãs, o que mais chama a atenção aqui é que Deus não está falando com a criatura ou da criatura, ele fala sobre Jerusalém ela é aqui é o símbolo concreto da aliança de Deus com o seu povo. Peçamos ao Senhor Deus a graça de podermos ser acariciados e amados, assim como o seu povo. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s