Jeremias 15,5-9
_5 Quem terá pena de você? Quem se voltará para perguntar como você está passando? 6 Você me abandonou _ oráculo de Javé_ virou as costas para mim. Eu estendi a mão para aniquilar você. Estou cansado de ter piedade. 7 Eu os espalhei como palha ao vento pelas cidades do país. Deixei-a sem filhos e destruí o meu povo, porque eles não se converteram de sua conduta. 8 Para mim as suas viúvas são mais numerosas que a areia do mar. Em pleno meio dia, mandei o invasor sobre as mães e sobre os jovens; num instante, fiz cair sobre eles o medo e o terror. 9 Está abatida a mãe de sete filhos, e sua alma desfalece. Ainda é dia, e o sol já se põe. Ela está envergonhada e confusa. Eu entregarei seus sobreviventes à espada, como presa aos seus inimigos _ oráculo de Javé.
“O oráculo se refere certamente à primeira invasão de Nabucodonosor em 598 a.C. Jeremias vê essa invasão como o cumprimento da sentença de Javé contra a corrupção da sociedade de Jerusalém”.
REFLEXÃO:
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, se observarmos como o Senhor Deus se dirige à Jerusalém, percebemos que é como se falasse com uma pessoa. Aqui, vemos que Deus cansou de Jerusalém e estendeu contra ela a sua mão poderosa; é como que se Ele estivesse cansado de ter piedade com ela; então a deixou sem filhos, destruiu seus filhos, pois a conduta deles desgostou o Senhor Deus. Percebemos que este – oráculo do Senhor foi muito forte, fazendo cair sobre aquele povo sem conduta, o medo e o terror. Para o profeta, ele vê com bons olhos essa invasão, como o cumprimento da sentença de Deus contra Jerusalém. Também nós, onde estivermos hoje, percebemos que a nossa sociedade não está vivendo longe dessa realidade; por isso, juntos entremos em súplica e preces, pedindo ao bom Deus que tende misericórdia de nós e que não caiamos neste vale de lágrimas que muitos já caíram, porém não sabem como levantar de tal situação. E que o Senhor Deus venha em socorro de seu povo, e que neste momento difícil, possamos estar de coração puro e aberto para com o nosso Deus. E que possamos todos sermos abençoados pelo Pai das Misericórdias. PAZ E MISERICÓRDIA!