O Reino de Deus e o Império dos Homens

Daniel 2,1-9 e 13-16

b019—1 No segundo ano do seu reinado, Nabucodonosor teve um sonho e ficou tão assustado que chegou a perder o sono. 2 Mandou chamar os magos, astrólogos, agoureiros e adivinhos para interpretarem o sonho.Chegaram e ficaram em sua presença. 3 Então o rei lhes disse: “Tive um sonho que me assustou e quero saber o que ele significa”. 4 Os adivinhos disseram ao rei: ‘Viva o rei para sempre! Conte o sonho para nós, e lhe daremos a explicação’. 5 O rei respondeu aos adivinhos : Esta é a minha decisão : se não me contarem o sonho que eu tive, nem me derem a interpretação dele, vocês serão  feitos em pedaços e suas casas serão transformadas em ruínas. 6 Porém, se me contarem qual foi o meu sonho e qual é a interpretação, vocês receberão de mim donativos, presentes e muitas homenagens. Digam qual foi o meu sonho e qual é a sua interpretação. 7 Os adivinhos  disseram: Majestade, conte o sonho para nós, e daremos a interpretação . 8 O rei respondeu: Estou percebendo claramente que vocês querem ganhar tempo. Vocês sabem que dei uma ordem, 9 e se não me contarem o meu sonho, terão todos a mesma sentença. Vocês combinaram falar mentira e tapear, esperando que a situação mude. Basta dizerem qual foi o meu sonho, e eu terei certeza de que serão capazes de interpretá-lo.13 Quando foi publicado o decreto  que condenava à morte todos os sábios, procuraram Daniel e seus companheiros, a fim de  executá-lo também. 14 Então Daniel falou com inteligência e bons modos a Arioc, o carrasco-chefe do rei, encarregando de matar todos os sábios da Babilônia. 15 E lhe disse: Por que um decreto tão rigoroso do rei? Então Arioc contou o caso a Daniel. 16 E Daniel  mandou pedir ao rei que lhe fosse dado um prazo, a fim de que pudesse dar a interpretação do sonho.

“Nabucodonosor é o rei prepotente que exige coisas que estão além da capacidade dos homens e até dos ídolos que ele adora. Com fina ironia, o texto critica a religião e sabedoria da nação opressora. Será que Daniel e seu Deus serão capazes de responder ao desfio do opressor?”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, percebemos que em toda a caminhada do povo de Deus, houve sempre reis prepotentes, orgulhosos, que exigiam das pessoas coisas tão impossíveis e ainda colocavam a prova, se não fizerem serão mortos. Este foi o papel de Nabucodonosor, vivia fazendo injustiça a todos os pequenos e indefesos, ainda exigia deles coisas irrealizáveis. Com a sua ironia e incapacidade, assim mesmo era exigente a ponto de amedrontá-los e mostrando que por sua incapacidade de interpretar o seu sonho, seriam mortos eles e suas famílias. O Rei irônico é criticado pela sabedoria opressora; e Daniel questiona, por que um decreto tão rigoroso, isto, por causa de um sonho. Que Deus nos dê a graça de sermos justos e misericordiosos com os irmãos que necessitam de compaixão e jamais seremos julgados pela injustiça cometida. Sejamos dignos de sermos abençoados pelo nosso Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

