Deus é Pai

Oséias 11,1-11

abrac3a7o-11009951_817029445036038_8379423784418040466_n—1 Quando Israel era menino, eu o amei. Do Egito chamei o meu filho; 2 e no entanto, quanto mais eu chamava, mais eles se afastavam de mim: ofereciam sacrifícios aos baais, queimavam incenso aos ídolos. 3 E não há duvida, fui eu que ensinei Efraim a andar, segurando-o pela mão. Mas eles não perceberam que era eu quem cuidava deles. 4 Eu os atraí com laços  de bondade, com cordas de amor. Fazia com eles como quem levanta até seu rosto uma criança; para dar-lhes de comer, eu me abaixava até eles. 5 Voltarão para a terra do Egito, a Assíria será o seu rei, porque não quiseram converter-se. 6 A espada devastará suas cidades, exterminará seus filhos e demolirá suas fortalezas. 7 O meu povo é difícil de se converter, é chamado a olhar para o alto, mas ninguém levanta os olhos. 8 Como poderia eu abandoná-lo, Efraim? Como haveria de entregar vocês a outros Israel? Será que eu poderia tratá-lo como a Seboim? O meu coração salta no meu peito, as minhas entranhas se comovem dentro de mim. 9 Não me deixarei levar pelo ardor da minha ira, não vou destruir Efraim. Eu sou Deus, e não um homem. Eu sou o santo no meio de você, e não um inimigo devastador. 10 Eles seguirão a Javé. E Javé rugirá como um leão. E quando ele rugir, seus filhos virão do Ocidente, 11 lá do Egito; eles virão voando como pássaros; como pombos, eles virão do país da Assiria. Então eu os farei morar nas suas próprias casas — Oráculo de Javé.

“Oséias compara a relação entre Deus e Israel como a relação que existe entre pai e filho. Embora não compreendido, Javé permanece fiel e, no seu amor, continua sempre de braços abertos para receber o filho de volta. Javé reúne seus filhos dispersos e ruge como leão para espalhar os inimigos”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, o profeta Oséias, está sendo muito claro em sua profecia, em falar com o povo de Deus. O povo da época deste profeta realmente era de cabeça dura, difícil de converter, mesmo chamados a olhar para o alto, ninguém levanta a cabeça. Enquanto que Deus era paciente, benigno, e esperava sempre por este povo que nada queria para a mudança de suas vidas; Javé reunia seu povo seus filhos diversos e rugia como leão para espalhar os inimigos. Mesmo aquele povo não compreendendo a Deus, Ele permanecia sempre fiel ao seu amor, para receber aqueles que voltassem. Para Oséias, a relação de Deus para com o seu povo era como de pai para filhos. Peçamos a Deus irmãos e irmãs a graça da fidelidade a Ele, este Pai compassivo, que de braços abertos espera os filhos que retornam a Ele. E que sejamos todos por Ele abençoados. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

