A Compaixão foge do meu olhar

Oséias 14, 1-10

jesus-cristo-3-405x285—1 Samaria vai pagar, pois revoltou-se contra seu Deus: cairão sob a espada, os seus filhos serão esmagados e suas mulheres grávidas terão seus ventres rasgados. Convertam-se! — 2 Israel, converta-se para Javé, seu Deus, pois você tropeçou na sua própria culpa. 3 Preparem as palavras e convertam-se a Javé. Digam-lhe: “Perdoa toda a nossa culpa, aceita o que é bom, e te ofereceremos o fruto de nossos lábios. 4 Não é a Assíria que nos salvará, não montaremos mais cavalos, jamais chamaremos novamente de nosso Deus a um objeto feito por nossas próprias mãos, pois é em ti, só junto de ti, que órfão encontra compaixão.” 5 Eu vou curar a sua apostasia, vou amá-los de todo o coração, pois a minha ira se apartou deles. 6 Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como lírio e estenderá raízes como o cedro do Líbano. 7 Seus galhos crescerão, seu esplendor será como da oleira e seu perfume será como do cedro do Líbano. 8 Voltarão a sentar-se à minha sombra, farão reviver o trigo, florescerão como videiras e serão famosos como o vinho do Líbano. 9 Efraim, que tenho eu ainda a ver com os ídolos? Sou eu que tenho uma resposta e olho para você. Sou como cipreste frondoso: o fruto de você é de Mim que ele nasce.

“O final do livro nos remete ao seu início: o objetivo da pregação de Oséias é provocar a conversão. A esposa infiel não só é reprovada e censurada pelo esposo fiel irado, mas também, e principalmente, cortejada e convidada a retomar seu amor verdadeiro e deixar seus amantes, sua prostituição. Desse modo, a palavra-chave do livro é converter-se, voltar. De fato, nestes últimos oráculos, há uma chamada à conversão, uma confissão do povo e o perdão divino. Também fica mais uma vez evidente quem são os “amantes” que levam um povo a “prostituição”: é a política de submissão a potencia estrangeiras a confiança no poderio militar e o culto a outras divindades; em nada disso se podem encontrar a certeza de uma recuperação política, um florescimento econômico e até mesmo a salvação. Podemos concluir que todo o livro de Oséias gira em torno do primeiro mandamento do decálogo”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, quando o nosso Deus envia um profeta, Ele dá também a ele uma missão, a de anunciar com poder a sua palavra; tendo como finalidade o provocar a conversão. A palavra chave aqui é CONVERTER, todo o livro gira em torno do primeiro Mandamento, isto é o Amor a Deus. E Deus ainda disse naquele tempo: “Sou eu que tenho uma resposta e olho para você. Sou como Cipreste frondoso; o fruto de você é de Mim que ele nasce. Aqui fica bem claro que tudo o que existe e respira depende do grande amor de Deus por nós. Rezemos irmãos e irmãs, a fim de que sejamos fiéis ao amor de Deus, assim toda a nossa vida e tudo o que nos pertence estará no controle de Deus. Paz e Misericórdia!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

