Com Deus não se brinca…

Jonas 1,1-12 e 15-16

jonas-lancado-ao-mar—1 A palavra de Javé foi dirigida a Jonas, filho de Amati, ordenando. 2 “Levante-se e vá a Nínive, a grande cidade, e anuncie aí que a maldade dela chegou até mim”. 3 Jonas partiu, então com intenção de escapar da presença de Javé, fugindo para Társis. Desceu até Jope e aí encontrou um navio de saída para Társis. Pagou a passagem e embarcou, a fim de ir com eles para Társis, para escapar assim da presença de Javé. 4 Javé, porém, mandou sobre o mar um vento forte, que provocou o uma grande tempestade e ondas violentas. E o navio estava a ponto de naufragar. 5 Os marinheiros começaram a ficar com medo e a rezar cada um ao seu próprio deus. Jogaram no mar a carga que estava no navio, a fim de diminuir-lhe o peso. Jonas, porém, tinha descido ao porão do navio e deitado, dormia a sono solto. 6 O capitão ao chegar aonde ele estava, disse-lhe: “O que você faz aí dormindo? Levante-se e invoque o seu Deus, Quem sabe ele se lembra de nós e não nos deixa morrer”. 7 Depois disseram uns aos outros: “Vamos tirar sorte para ver quem é o culpado dessa desgraça que nos está acontecendo”. Tiraram a sorte, e ela caiu em Jonas. 8 Então lhe perguntaram. “Conte para nós por que é que nos está acontecendo essa desgraça. Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? De que povo é você?” 9 Jonas respondeu: “Eu sou hebreu. Eu adoro Javé, Deus do céu, que fez o mar e a terra”. 10 Os marinheiros ficaram com medo, e lhe perguntaram: “O que foi que você fez?” Eles tinham percebido que Jonas estava fugindo da presença de Javé, pois ele próprio lhes tinha contado tudo. 11 E perguntaram: “O que vamos fazer com você para que o mar acalme?” Pois o mar estava cada vez mais bravo. 12 Jonas respondeu: “É só vocês me pegarem e atirarem ao mar, que ele se acalmará em volta de vocês; eu sei que foi por minha causa que lhes veio essa tempestade tão violenta”. 15 Pegaram Jonas e o jogaram ao mar. Imediatamente o mar acalmou a sua fúria. 16 Daí para frente aqueles homens começaram a temer muito a Javé, oferecendo-lhe sacrifícios e fazendo votos.

“Jonas recusa obedecer a Javé porque Nínive, capital da Assíria, representa um dos maiores e mais encarniçados inimigos de Israel. Ele foge exatamente para a direção contrária. A tempestade, porém, lhe impede a fuga, e no curso da tumultuada viagem, sem querer Jonas torna-se instrumento das primeiras conversões: os marinheiros invocam a Javé.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs; iniciamos uma das histórias mais belas do povo de Deus; isto é quando Deus chama Jonas para uma missão, por ser a Assíria uma das maiores inimigas de Israel; Jonas quer fugir de Deus, o que adianta? Bem sabemos que com Deus não se brinca. Por mais que Jonas quer ir para uma terra oposta àquela que Deus o chama, ali mesmo inicia a missão pela qual Deus o havia chamado. A grande tempestade se deu pela desobediência de Jonas, que acabou tendo que voltar, fazendo uma viagem mais longa, porém, o destino seria o mesmo pelo qual o Senhor Deus o havia chamado. Irmãos e irmãs, quando Deus nos confia uma missão, uma obra, um plano que é da sua Santíssima Vontade; podemos sim até fugir como o profeta Jonas, podemos fazer tudo aquilo que é o nosso querer, a nossa vontade, do nosso jeito, do nosso gosto, e acho melhor, porém um dia ou outro Deus nos pedirá contas, pois a nós foi confiado tal MISSÃO e que não a colocamos em prática. Hoje todos nós somos convidados a pensar um pouco, eu vim ao mundo, qual é o projeto de Deus em minha vida? E a resposta virá. Caso tenhamos fugido daquela missão que Deus nos confiou, vejamos com a graça Dele, como poderemos hoje correspondê-lo. Que Deus nos dê a graça de podermos viver o Seu chamado, deixando de lado a nossa vontade própria; e que por Ele todos nós sejamos abençoados. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s