…pois de Deus vem à salvação

Jonas 2,1-11

baleia2—1 Javé enviou um peixe bem grande para que engolisse Jonas. E Jonas ficou no ventre do peixe três dias e três noites. 2 E do ventre do peixe, Jonas dirigiu a Javé, seu Deus, a seguinte oração: 3 “Na minha angustia invoquei a Javé, e ele me atendeu. Do fundo do abismo pedi tua ajuda, e ouviste a minha voz. 4 Jogaste-me nas profundezas, no coração do mar, e a torrente me envolveu. Passaram sobre mim as tuas ondas e vagas. 5 Então pensei: ‘Eu fui expulso  para longe dos teus olhos; nunca mais poderei admirar a beleza do teu santo Templo?’ 6 Eu estava cercado de água até o pescoço, o abismo me rodeava, um lodo se agarrava à minha cabeça. 7 Desci até as raízes das montanhas, a terra se fechava sobre mim para sempre. Mas tu retiraste da fossa a minha vida, Javé, meu Deus! 8 Quando as minhas forças se acabavam, eu me lembrei de Javé. E minha oração pode chegar a ti, no teu santo Templo. 9 Quem segue os ídolos, abandona o amor de Javé. 10 Mas eu, entre cânticos de louvor, é a ti que presto o meu culto e com ação de graças cumpro os meus votos. A salvação pertence a Javé. 11 Então Javé mandou que o peixe vomitasse Jonas sobre a terra firme.

“Jonas não pode fugir. Pelo contrário, é forçado a encontrar-se consigo mesmo e com Deus; a experiência é feita dentro de uma angústia mortal, figurada pelo mar e pelo ventre do peixe. Desse modo, Jonas parece aprender a lição: a salvação pertence à Javé, que a concede a quem ele quiser. A oração de Jonas é uma verdadeira síntese de trechos, cujos paralelos podem ser encontrados em vários Salmos”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, se percebe que ao querer fugir do anuncio o qual Deus disse que Jonas iria levar até Nínive, Jonas entrou em pânico e por isso mudou de rota; porém a experiência feita dentro de uma angustia lhe serviu de lição. Deus envia um grande peixe para engoli-lo, Jonas então elevou a Deus hino de louvor e ação de graças; e Deus mandou que o peixe vomitasse Jonas sobre a terra firme. Em nossas vidas quando Deus nos chama a uma determinada missão e buscamos desvios para não executar as tuas ordens, o próprio Deus usará de caminhos tortuosos a fim de que chegue ao ponto marcado pelo Senhor. Se a salvação pertence a Deus, Ele a concederá a quem quiser. Peçamos irmãos e irmãs ao nosso Deus, que se tenha para nós uma missão em teu projeto de amor, nos dê a graça de podermos bem discernir o que Ele quer de cada um de nós; e na fidelidade possamos ser sábios na execução de tal projeto de amor. Que todos nós sejamos abençoados pelo Senhor. PAZ E MISERCÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

