Conversão contra toda expectativa

Jonas 3,1-10

ninivitas—1 A palavra de Javé foi dirigida a Jonas pela segunda vez, ordenado: 2 “Levante-se e vá a Nínive, a grande cidade, e anuncie-lhe o que vou dizer a você”. 3 Jonas se levantou e foi a Nínive, conforme Javé lhe tinha ordenado. Nínive era uma cidade fabulosamente grande: tinha o comprimento de uma caminhada de três dias. 4 Jonas entrou na cidade e começou a percorrê-la, caminhando um dia inteiro. Ele dizia: “Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída!” 5 Os moradores de Nínive começaram a acreditar em Deus, e marcaram um dia de penitência, vestindo-se  todos de pano de saco, desde os maiores até os menores. 6 O fato chegou também ao conhecimento do rei de Nínive. Ele se levantou do trono, tirou o manto, vestiu um pana de saco e sentou-se em cima da cinza. 7 Mandou também publicar e anunciar aos ninivitas um decreto do rei e de seus ministros, nestes termos: “homens, animais, gados ovelhas não poderão comer nada, nem pastar, nem beber água. 8 Deverão vestir pano de saco, tanto homens como animais; e todos clamarão a Deus com toda a força. Cada um deverá converter-se de sua má conduta e deixar de lado toda espécie de ações violentas. 9 Quem sabe, assim, Deus volte atrás, fique com pena, apague o ardor de sua ira, e a gente consiga escapar”. 10 Deus viu o que eles fizeram e como se converteram de sua má conduta; então, desistiu do mal com que os tinha ameaçado, e não o executou.

“Uma nova ordem de Javé, e dessa vez Jonas obedece. Nínive é o símbolo do mundo pagão; por isso, é apresentada com dimensões incrivelmente vastas. O profeta ainda não mudou de idéia sobre os pagãos; sua pregação só apresenta ameaças. Todavia, vemos em Nínive aquilo que nenhum profeta conseguiu em Israel: os pagãos se arrependem e se convertem, participando da penitência inclusive os animais. Como é que Deus poderia negar o perdão a essa gente mais sensata que o povo de Israel”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, em contradição com a caminhada do povo de Israel, agora o povo de Nínive, dá um show de obediência. É maravilhoso ver que, no primeiro momento Jonas tem medo da potência de Nínive, foge; mas Deus, sabendo bem o que iria acontecer em Nínive, por isso ele segue tranquilamente o profeta; agora é lindo demais ver que o rei de Nínive, ao receber o anuncio vindo de Deus, ele envia um decreto a todos os homens, mulheres e até aos animais, porém, primeiramente ele levantou se vestiu de saco e se envolveu nas cinzas e que todos deveriam fazer o mesmo, disse ainda que nem os animais deveriam comer nem beber água, por três dias, a fim de que o Senhor Deus os perdoasse por todos os seus pecados. Amados irmãos, e irmãs, Deus aceitou a penitencia e os perdoou. Peçamos hoje irmãos ao Senhor Deus a graça de também nós sermos íntegros na fidelidade aos Mandamentos, as Leis e Normas dadas por Ele. E que em nossas atitudes de amor misericordioso possamos todos ser por Deus abençoados! PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s