A Terra é de todos

Miquéias 2,1-13

lehi-prophesying-jerusalem_1174983_inl—1 Ai daqueles que, deitados na cama, ficam planejando a injustiça e tramando o mal! É só o dia amanhecer, já o executam, porque têm o poder em suas mãos. 2 Cobiçam campos e os roubam; querem uma casa, e a tomam. Assim oprimem ao homem e à sua família, ao proprietário e à sua herança. 3 É por isso que assim diz Javé: Vejam! Estou planejando contra esta gente uma desgraça, da qual não poderão esconder o pescoço, nem poderão andar de cabeça erguida. Será um tempo de desgraça. 4 Nesse dia, vão zombar de vocês, cantando esta lamentação: “Fomos completamente saqueados, a herança do meu povo foi dada a outro; quem irá  devolvê-la?. Por isso você não terá quem sorteie os lotes na assembléia de Javé. Não profetizem_ 6 Eles profetizam: “Não profetizem, não profetizem essas coisas! A desgraça não cairá sobre nós. 7 Por acaso, a casa de Jacó foi amaldiçoada? Acabou a paciência de Javé? É isso que ele costuma fazer? Por acaso, sua promessa não é de benção para quem vive com retidão? Vocês são inimigos do povo_ 8 São vocês os inimigos do meu povo: de quem está sem o manto, vocês exigem a veste; a quem vive tranqüilo, vocês tratam como se estivesse em guerra; 9 vocês  expulsam da felicidade de seus lares as mulheres do meu povo, e tiram dos seus filhos a liberdade que eu lhes tinha dado para sempre. 10 Vamos! Andem! Porque este não é mais um lugar de repouso. Por um nada, vocês exigem uma hipoteca insuportável! 11 Se aparecesse um homem contando estas mentiras: “Eu lhes anuncio vinho e bebida forte”, este sim seria um profeta para esse povo!

Quando as tribos se instalaram na Terra Prometida, os territórios foram sorteados fraternalmente, para que cada família tivesse o seu lote. Agora, os ricos e poderosos, pouco a pouco vão tomando cada vez mais campos e casas. Desse modo, junto aos latifúndios, muitas famílias ficam na miséria, impossibilitadas de ter a sua parte na terra do povo de Deus. Mas o profeta anuncia o julgamento: em breve, o invasor tomará tudo, e não haverá mais um povo, pois a terra pertencerá aos estrangeiros. O grupo atingido pela denúncia de Miquéias replica que as palavras dele não estão de acordo com a teologia oficial, isto é: Javé nunca amaldiçoa o povo eleito, porque este é seu aliado. Miquéias torna a dizer a essas pessoas que elas já não fazem parte do povo de Deus. De fato, tornaram-se inimigas desse povo, explorando e humilhando homens, mulheres e crianças, deixando-os sem roupa, sem lar e sem liberdade. O profeta adequado para esse grupo diz Miquéias, é aquele que procura ocultar a verdade, mantendo a alienação”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmão e irmãs, vimos na última reflexão sobre o profeta Jonas, que como o povo de Nínive, foi um povo de retidão a Deus, no final o próprio profeta teve um pouco de ciúmes. De toda a nossa caminhada nas reflexões dos Livros dos Profetas, este povo de Nínive não foi orgulhoso, desobediente e cabeça dura, ao contrario, desde o rei até os animais, abaixaram a cabeça e disseram sim ao Senhor Deus. Hoje, vemos que a rebeldia começa novamente, os prepotentes, tomaram tudo dos mais simples a ponto de não terem nem mesmo as suas casas. Isto significa que os mais humildes para eles inicia mais um tempo de fome, de perseguição e sofrimento. O profeta Miquéias já disse a eles que eles não pertenciam mais ao povo de Deus. Aqui deu muito bem para entender, que quem faz parte do povo de Deus, é gente simples, humilde, obediente, fiel, que fala a verdade. Hoje somos convidados a fazer a nossa escolha o que queremos, fazer parte de um povo de cabeça empinada? De pessoas que carrega o seu deus na barriga? Pessoas que não querem ser humildes, flequisíveis, obedientes ao projeto de amor do Deus vivo? Cada um de nós faremos a nossa escolha e aguardemos que o Senhor venha em nosso encontro. Que todos que fizerem a sua escolha pelo Senhor Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo possam receber neste dia uma benção especial. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s