O Messias virá de Belém

Miquéias 5,1-13

jesusborn2— 1 Mas você, Belém de Éfrata, tão pequena entre as principais cidades de Judá! É de você que sairá para mim aquele que há de ser o chefe de Israel! A origem dele e antiga, desde tempos remotos. 2 Pois Deus os entrega só até que a mãe dê à luz, e o resto dos irmãos volte aos israelitas. 3 De pé, ele governará com a própria força de Javé, com a majestade do nome de Javé, seu Deus. E habitarão tranqüilos, pois ele estenderá o seu poder até as extremidades da terra. 4 Ele próprio será a paz. Se a Assíria invadir o nosso território e quiser pisar o interior de nossos palácios, poremos em luta contra eles sete pastores e oito comandantes. 5 Eles vão governar Assíria com espada, a terra de Nemrod com punhal. Ele nos livrará da Assíria, se invadir o nosso território, se atravessarem nossas fronteiras. Esperança e julgamento 6 O resto de Jacó estará no meio de povos numerosos, como orvalho que vem de Javé ou a chuva sobre a grama verde, Eles não colocam sua esperança no ser humano, nem dependem do homem. 7 O resto de Jacó no meio de povos numerosos será como leão entre as feras selvagens, como leãozinho no meio de um rebanho de ovelhas, o qual, quando ataca, logo esmaga e estraçalha, e ninguém pode salvar. 8  Ergue a mão contra o adversário, e todos os seus inimigos serão destruídos. 9 Nesse dia, acontecerá — oráculo de Javé— que eu destruirei do seu meio os cavalos e farei desaparecer todos os seus carros de guerra. 10 Destruirei as cidades fortificadas do país e eliminarei todos  os quartéis. 11 De suas mãos vou tirar os objetos mágicos, e você não terá mais advinhos. 12 Destruirei as imagens dos deuses e os monumentos pagãos que existem no meio de você. E você nunca mais vai adorar a obra de suas próprias mãos. 13 Derrubarei do meio de você os pilares sagrados e destruirei todos os seus bosques sagrados. 14 Com ira e furor eu me vingo das nações que não me obedecem.

O Messias virá de Belém virá, como Davi. Mateus compreendeu este oráculo como anúncio do lugar onde nasceria Jesus. Deus escolhe os incapazes e os fracos para confundir os poderosos e os fortes. Falando da mãe que está para dar à luz, o trecho alude à promessa feita por Isaias 7, 14 alguns anos antes na qual a tradição cristã reconheceu o anúncio do nascimento de Jesus. Os VV 4-5 exprimem a esperança que o povo de Deus manifesta de sobreviver às grandes potências opressoras, como a Assíria e Babilônia”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, vimos que em Miquéias, dá um inicio as profecias da vinda do Salvador Jesus Cristo, primeiramente quando se fala de Belém de Éfrata; pois o Messias virá de Belém. Em Isaias já havia dado o anúncio, a tradição cristã reconhecia o anuncio do nascimento de Jesus, a grande esperança para o povo de Deus. Em Miquéias, alguns não queriam aceitar os pensamentos de Javé, pois já se retratava sobre a libertação de um povo que a muito estavam sofrendo. É maravilhoso saber que o nosso Deus não escolhe os capacitados, os fortes, porém, é para confundir os poderosos, os capacitados os fortes que Ele escolhe os mais fracos, os incapazes e os indefesos; então, o que ganham aqueles que procuram ser os orgulhosos, prepotentes e capacitados? É exatamente por isso que o próprio Deus escolhe e os capacita, para poder trabalharem em Sua Vinha da maneira e do Seu jeito. Que sejamos escolhidos e abençoados pelo Senhor Deus. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s