A Nova História É Um Novo Êxodo

Mateus 2, 13-23

1b002df15d634236d03a390b72071d2e—13 Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, e lhe disse: “Levanta-se, pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito! Fique lá até que eu avise. Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14 José levantou-se de noite, pegou o menino e a mãe dele e partiu para o Egito. 15 Aí ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito por meio do profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. 16 Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território ao redor, de dois anos para baixo, calculando a idade pelo que tinha averiguado dos magos. 17 Então se cumpriu o que fora dito pelo profeta Jeremias: 18 “Ouviu-se um grito em  Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais.” 19 Quando Herodes morreu, o Anjo do Senhor apareceu em sonho  a José, no Egito, 20 e lhe disse: “Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e volte para a terra de Israel, pois já estão mortos aqueles que procuravam matar o menino.” 21 José levantou-se, pegou o menino e a mãe dele, e voltou para a terra de Israel. 22  Mas, quando soube  que Arquelau reinava na Judéia, como sucessor do seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber aviso em sonho, José partiu para a região da Galiléia, 23 e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”.

“A Terra Prometida tornou-se novo Egito, lugar de opressão. Mateus apresenta o significado da vida e ação de Jesus; ele será o novo Moisés. Vai liderar o processo de libertação das estruturas que oprimem e escravizam simbolizadas pela Judéia e Jerusalém. A Galiléia, terra dos pagãos, será ponto de partida para esse novo êxodo que Jesus realiza através do seu ensinamento e atividade”.

REFLEXÃO:

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, nós vamos perceber que com a vida de Jesus Cristo daria uma grande guinada na história da humanidade. Os pagãos eram vistos como os piores do seu tempo, ainda o é: porém, para o novo Moisés, a coisa mudou, a cidade da Galiléia que era a terra dos pagãos agora se tornaria um ponto de partida para o Novo Êxodo, que Jesus realizaria através dos seus ensinamentos e ações. Em outra passagem o próprio Jesus disse: a pedra que os construtores rejeitaram tornou se agora a “Pedra Angular”, nós vamos perceber que Ele veio dar sentido à vida daqueles que não havia mais sentido de viver, os pobres, abandonados, perseguidos, escravizados e doentes era ao encontro destes que Jesus ia. Aqueles que foram rejeitados foram acolhidos pelo Rei dos reis o filho de Deus. Rezemos, peçamos a graça de sermos os escolhidos do Pai e que sejamos aqueles que fazem parte do povo do qual Jesus Cristo é o Novo Pastor. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s