A Constituição do povo de Deus

Êxodo 20,1-21

15171 então Deus pronunciou todas estas palavras. “Eu sou Javé seu Deus, que fiz você sair da terra do Egito, da casa da escravidão. 3 Não tenha outros deuses diante de mim. 4 Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. 5 Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos; 6 mas quando me amam e guardam os meus mandamentos, eu os trato com amor por mil gerações. 7 Não pronuncie em vão o nome de Javé seu Deus, porque Javé  não deixará sem castigo aquele que pronunciar o nome dele em vão. 8 Lembre-se do dia de sábado, para santificá-lo. 9 Trabalhe durante seis dias e faça todas as suas tarefas. 10 O sétimo dia, porém, é o sábado de Javé seu Deus. Não faça nenhum trabalho, nem você, nem filho, nem sua filha, nem seu escravo nem sua escrava, nem seu animal, nem o imigrante que vive em suas  cidades. 11 Porque em seis dias Javé fez o céu e a terra, o mar e tudo o que existe neles; e no sétimo dia ele descansou. Por isso, Javé abençoou o dia de sábado e o santificou. 12 Honre seu pai e sua mãe: desse modo, você prolongara sua vida, na terra que Javé seu Deus dá a você. 13 Não mate. 14 Não cometa adultério. 15 Não roube. 16 Não apresente testemunho falso contra o seu próximo. 17 Não cobice a casa do seu próximo, nem a mulher do próximo, nem o escravo, nem a escrava, nem o boi, nem o jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo”. 18 Vendo os trovões e os relâmpagos, o som da trombeta e a montanha fumegante, todo o povo teve medo e ficou longe. 19 Então disseram a Moisés: “Fale você conosco, que nós ouviremos; não nos fale Javé, senão morreremos”. 20 Moisés disse ao povo: “Não tenham medo! Deus veio para prová-los, a fim de que vocês tenham presente o temor a ele e não pequem”. 21 O povo ficou à distância, e Moisés se aproximou da nuvem escura, onde Deus estava.

“No momento solene da aliança com o povo, Deus apresenta os Dez Mandamentos. Estes possibilitarão ao povo formar uma relação social onde todos possam viver com liberdade e dignidade, porque ele não o deixa construir uma sociedade baseada na escravidão, que leva para a morte. Não se trata de simples leis; são princípios que orientam para uma nova compreensão e prática de vida. No 1º Proibição de servir a outros deuses. 2º Proibição de usar o nome de Deus em vão, para acobertar injustiça e opressão. 3º Proibição de explorar o trabalho do irmão, tornando-o escravo. 4º Mostra que a honra e devida em primeiro lugar aos pais e não aos poderes e Estado. 5º É o mandamento central. Não proíbe apenas; mas também condena a exploração e opressão. 6º Este vai muito mais além da castidade e a vida sexual, mas ao respeito pela relação matrimonial, e o respeitar a própria família. 7º Este mandamento condena qualquer sistema social que se estrutura a partir do roubo. 8º O mandamento condena a corrupção na administração da justiça. 9º e 10º Proíbem a cobiça em todos os níveis e formas”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, é solene o grande momento em que Deus faz a sua aliança com o seu povo, e ao mesmo tempo dá os Mandamentos como leis primordiais para que o seu povo a partir de então passe a viver uma vida de dignidade humana e de filhos amados do seu Deus. As Leis de Deus agora quer orientar o seu povo a viver uma vida de liberdade e dignidade, assim construindo uma sociedade com princípios que orientam para uma nova compreensão e pratica de vida. Também hoje somos convidados a construirmos um ambiente de justiça, paz e amor. Irmãos e irmãs, se assim buscarmos viver seguindo com fidelidade os mandamentos da Lei de Deus tudo concorrerá para uma vida de nobreza digna dos filhos de Deus. Que assim seja hoje e sempre para a honra e gloria de Deus. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s