Escolha e Busca Fundamental

Mateus 6, 19-34

     coracao-dinheiroqnjuq_0-jpg        —19 “Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde os ladrões assaltam e roubam. 20 Ajuntem riquezas no Céu, onde nem traça nem ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam. 21 De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração. 22 A lâmpada do corpo é o olho. Se o seu olho é sadio, o corpo inteiro fica iluminado. 23 Se o seu olho está doente, o corpo inteiro fica na escuridão. Assim, se a luz que existe em você é escuridão, como será grande a escuridão! 24 Ninguém pode servir a dois senhores. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas”. —A busca Fundamental— 25 “Por isso é que eu lhes digo: não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir. Afinal, a vida não vale mais do que a comida? E o corpo não vale mais do que a roupa? 26 Olhem os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês não valem mais do que os pássaros? 27 Quem de vocês pode crescer um só centímetro, a custa de se preocupar com isso? 28 E por que vocês ficam preocupados com a roupa? Olhem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29 Eu, porém, lhes digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30 Ora, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, muito mais ele fará por vocês, gente de pouca fé. 31 Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir? 32 Os pagãos é que ficam procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. 33 Pelo contrario, em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a você, em acréscimo, todas essas coisas. 34 Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade.”

“Todo homem, consciente ou inconscientemente, tem na vida um valor fundamental, um absoluto que determina toda a sua forma de ser e viver. Qual é o absoluto: Deus ou as riquezas? Deus leva o homem à liberdade e à vida, através da justiça que gera a partilha e a fraternidade. As riquezas são resultado da opressão e da exploração, levando o homem à escravidão e à morte. É preciso escolher a qual dos dois Senhores queremos servir. A aquisição de bens necessários para viver se torna ansiedade contínua e pesada, se não for precedida pela busca da justiça do Reino, isto é, a promoção de relações de partilha e fraternidade. O necessário para a vida virá junto com a justiça, como fruto natural de árvore boa”.

REFLEXÃO:

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, como são fortes as palavras; “onde está o seu tesouro aí está o seu coração”; principalmente quando se procura as coisas passageiras. Com a vinda de Jesus Cristo, somos constantemente chamados a atenção, principalmente para que no dia a dia sejamos refinados, como refinados são o ouro e a prata. É urgente que façamos a nossa opção. O que queremos escolher, as riquezas ou o Deus da Vida? Qual for a nossa escolha o processo será doloroso, quanto às riquezas, nem o rei Salomão viveu tão bem, quanto os pássaros do Céu; se optarmos a escolher o seguimento ao Senhor Deus, isto é o Reino de Deus; custará pois devemos nos refinar, vejamos a beleza do ouro, ele foi refinado; então: o primeiro nos levará a opressão  a exploração e a injustiça; enquanto o outro nos conduzirá a uma relação de fraternidade, de partilha e justiça, que será como o fruto da árvore boa, recebendo em acréscimo tudo o que é necessário. Rezemos irmãos e irmãs, a fim de que tenhamos um verdadeiro discernimento e sabedoria para estar de olhos voltados sempre para o REINO de Deus. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s