Jesus Centro da Nova Aliança

Mateus 21, 12-27

jesus-expulsa―12 Jesus entrou no Templo, e expulsou todos os que vendiam e compravam no Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas. 13 E disse: “Está nas Escrituras: Minha casa será chamada casa de oração. No entanto, vocês fizeram dela uma toca de ladrões.” 14 Os cegos e aleijados chegaram perto de Jesus no Templo e ele os curou. 15 Os chefes dos sacerdotes e doutores da Lei ficaram indignados, quando viram as maravilhas que Jesus fazia, e as crianças gritando no Templo: “Hosana ao filho de Davi!” 16 Então eles disseram a Jesus: “Estás ouvindo o que dizem?” Jesus respondeu: “Estou. Vocês nunca leram na Escritura: ‘Da boca das crianças e dos que mamam tiraste um louvor’?” 17 Jesus então os deixou, saiu da cidade e foi para Betânia, onde passou a noite. A sociedade estéril e a comunidade fecunda ―18 Na manhã seguinte, voltando para a cidade, Jesus ficou com fome. 19 Viu uma figueira perto do caminho, foi até lá, mas não achou nada, a não ser folhas. Então Jesus disse à figueira: “Que você nunca mais dê frutos.” E no mesmo instante a figueira secou. 20 Vendo isso, os discípulos ficaram espantados e disseram: “Como é que secou tão depressa?” 21 Jesus respondeu: “Eu lhes garanto: se vocês tiverem fé, e não duvidarem, vocês farão não só o que eu fiz com a figueira, mas também poderão dizer a essa montanha: Levanta-se e jogue-se no mar, e isso acontecerá. 22 E tudo o que vocês na oração pedirem com fé, vocês receberão.”

“Acusando e atacando o comércio existente no Templo, Jesus retira as bases sobre as quais toda uma sociedade se apoiava. De fato, era com esse comércio que se sustentava grande parte da economia do país. O gesto de Jesus abala não apenas um sistema de vida religiosa, mas toda uma estrutura que usa da religião para estabelecer e assegurar privilégios de uma classe e para sustentar uma visão mesquinha de salvação. Jesus é apresentado como o rei legítimo, centro de nova aliança:  ele cura cegos e aleijados e é aclamado pelas crianças como o Messias. Aqueles que são privados de apoio oficial e de poder estão prontos para receber Jesus, ao passo que as autoridades o rejeitam.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, em uma passagem do Evangelho Jesus disse: “Que Ele não veio abolir a Lei e os Mandamentos, mas sim aperfeiçoá-los; como se ele dissesse: vim limpar, peneirar a eira do Pai, tirando do Templo, ou seja, da casa de oração tudo aquilo que a deixava em bagunça; começando pelos vendilhões de pombos e outros que fazia de comércio o lugar chamado Templo. Como pode? Para falar com Deus tudo deve estar impecável, Ele que é o Criador do Universo, o Senhor de todas as coisas visíveis e invisíveis. Sendo Jesus o Filho  de Deus, agora procura deixar bem clara a sua missão. Ele devolve a visão aos cegos; ele expulsa do Templo os vendilhões; e nos ensina que tudo o que em oração pedirmos a Deus com fé nós iremos receber. Que Deus nos dê a graça buscarmos um coração limpo e puro, assim as nossas orações subirá ao trono da graça. Que Deus nos abençoe a todos. Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s