Deus ouve o pedido dos pobres


Lucas 1,5- 15 e 21-25

hqdefault (5)5 No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias. Era do grupo de Abdias. Sua esposa se chamava Isabel, e era descendente de Aarão. 6 Os dois eram justos diante de Deus: obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7 Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. 8 Certa ocasião, Zacarias fazia o serviço religioso no Templo, pois era a vez do seu grupo realizar as cerimônias. 9 Conforme o costume do serviço sacerdotal, ele foi sorteado para entrar no Santuário e fazer a oferta do incenso. 10 Na hora do incenso, toda à assembléia do povo estava rezando no lado de fora. 11 Então apareceu a Zacarias um anjo do Senhor. Estava de pé, à direita do altar do incenso. 12 Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e cheio de medo. 13 Mas o anjo disse: “Não tenha medo, Zacarias! Deus ouviu o seu pedido, e a sua esposa Isabel vai ter um filho, e você lhe porá o nome de João. 14 Você ficará alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15 porque ele vai ser grande diante do Senhor. Ele não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará cheio do Espírito Santo. 21 O povo ficou esperando Zacarias, e estava admirado com a sua demora no Santuário. 22 Quando saiu não podia falar, e eles compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava com sinais e continuava mudo. 23 Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. 24 Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e se escondeu durante cinco meses. 25 Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”

“A esterilidade e a velhice marcam a vida deste casal justo, e o tornam objetos de humilhação pública. Zacarias e Isabel representam a comunidade dos pobres e oprimidos que dependem de Deus. Deus se volta para esses pobres: deles nascerá João, o último profeta da antiga Aliança. João abrirá o caminho para a chegada do Messias, que iniciará a história da libertação dos pobres”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, a história deste casal, além da velhice a esposa era considerada a mulher estéril; o que era considerado naquela época motivo de humilhação para a mulher; porém, sabemos que para Deus, não há impossível; desde que somos fidedignos na correspondência aos mandamentos e normas do Senhor. São para aquelas pessoas consideradas incapazes que Deus volta os seus olhares; volta a sua benignidade e a sua compaixão. Foi assim que Zacarias e Isabel em sua velhice foram agraciados com a visita e a Boa Notícia do Anjo. O casal representava a comunidade dos pobres e oprimidos que dependiam tão somente de Deus. Rezemos neste dia pedindo ao Senhor a graça da fidelidade nesta caminhada rumo ao projeto de amor que Deus Pai tem para cada um de nós. E sejamos todos abençoados por este Deus que é Amor! Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s