A Comunidade de Jesus é Universal

João 19, 23-36

Cópia-3-de-jesus_crucificado-2—23 Quando crucificaram Jesus, os soldados repartiram as roupas dele em quatro partes. Uma parte para cada soldado. Deixaram de lado a túnica sem costura, feita de uma peça única, de cima até em baixo. 24 Então eles combinaram: “Não vamos repartir a túnica. Vamos tirar a sorte, para ver com quem fica”. Isso era para se cumprir as Escrituras que diz: “Repartiram minha roupa e sortearam minha túnica.” E foi assim que os soldados fizeram. A relação entre Israel e a comunidade de Jesus— 25 A mãe de Jesus, a irmã da mãe dele, Maria de Cléofas, e Maria Madalena estavam junto à cruz. 26 Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse à mãe: “Mulher, eis aí o seu filho” 27 Depois disse ao discípulo: “Eis aí a sua mãe.” E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa. Jesus amou até o fim— 28 Depois, sabendo que tudo estava realizado, para que se cumprisse a Escritura, Jesus disse: “Tenho sede”. 29 Havia aí uma jarra cheia de vinagre, Amarraram uma esponja de vinagre numa vara, e aproximaram a esponja da boca de Jesus. 30 Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está realizado”. E inclinando a cabeça, entregou o espírito. A morte de Jesus é o maior sinal de vida— 31 Era dia de preparativos para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque esse sábado era muito solene para eles.  Então pediram que Pilatos mandasse quebrar as pernas dos crucificados e os tirasse da cruz. 32 Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro,  que estavam crucificados com Jesus. 33 E se aproximaram de Jesus. Vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas, 34 mas, um soldado lhe atravessou o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. 35 E aquele que viu dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. E ele sabe que diz a verdade, para que também vocês acreditem. 36 Aconteceu isso para se cumprir a Escritura que diz: “Não quebraram nenhum osso dele”.37 E outra passagem que diz: “Olharão para aquele que transpassaram”.

“A roupa de Jesus é a sua herança, espalhada pelos quatro cantos da terra. Deverá ser vestida por todos os que querem seguir a Jesus, tornando-se seus herdeiros na prática do serviço ao homem, dando até mesmo a própria vida. Apesar de espalhadas por todos os tempos e lugares, a comunidades cristãs participarão de um só  e mesmo Espírito, o Espírito que guiou toda a atividade de Jesus. A mãe de Jesus representa aqui o povo da antiga aliança que se conservou fiel às promessas e espera pelo salvador. E o discípulo amado representa o novo povo de Deus, formado por todos os que dão sua adesão a Jesus. Na relação mãe e filho, o evangelho mostra a unidade e continuação do povo de Deus, fiel à promessa e herdeiro da sua realização. O projeto de Deus a respeito do homem se completa na morte de Jesus, sinal do seu dom de amor até. O Espírito que Jesus entrega é o mesmo que o conduziu em toda a sua atividade. Ele realiza o reino universal e constitui o novo povo de Deus, que continuará a obra de Jesus. Morto na cruz, Jesus é o grande sinal, o ápice de todos os sinais narrados pelo evangelista. O sangue simboliza a morte; a água simboliza o Espírito que dá vida: com sua morte Jesus trouxe a vida. É acreditando na vida de Jesus que o cristão continua a obra libertadora por ele iniciada”.

REFLEXÃO: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, precisamos silenciar diante do maior mistério da Cristandade. Um Deus que morre numa cruz para salvar toda a humanidade. Ficou assim alicerçado o reino de Deus na terra. Este é o grande sinal, o ápice de todos os SINAIS dos tempos e da história. Com as bênçãos dos céus! PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s