O Espírito Santo gera a Igreja

Atos doa Apóstolos 2, 1- 13

 OTHER1363154_Articolo1 Quando chegou o dia de Pentecostes, todos estavam reunidos no mesmo lugar. 2 De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. 3 Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. 4 Todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. 5 Acontece que em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nações do mundo. 6 Quando ouviram o barulho, todos se reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os discípulos falarem. 7 Espantados e surpresos, diziam: “Esses homens que estão falando, não são todos galileus? 8 Como é que cada um de nós os ouve em sua própria língua materna? 9 Entre nós há partos, medos e elamitas; gente da Mesopotãnea, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10 da Frígia e da Panfília, do Egito e da região da Líbia vizinha de Cirene; alguns de nós vieram de Roma, 11 outros são judeus ou pagãos convertidos; também  há cretenses e árabes. E cada um de nós em sua própria língua os ouve anunciar as maravilhas de Deus!” 12 Todos estavam admirados e perplexos, e cada um perguntava a outro: “O que quer dizer isso?” 13 Outros caçoavam e diziam: “Eles estão embriagados com vinho doce”.

“O relato é simbólico, De fato, quando o autor escreveu, as comunidades cristãs já se haviam espalhado por todas as regiões aqui mencionadas. Lucas quer mostrar o que está na base de qualquer comunidade cristã: o Espírito Santo faz lembrar, compreender e continuar o testemunho de Jesus. Pentecoste, celebrado cinqüenta dias depois da Páscoa, comemorava a Aliança e o dom da Lei. No novo Pentecostes, Deus entrega o seu Espírito, realizando a nova Aliança dessa vez com toda a humanidade. A “língua” da comunidade da nova Aliança é o testemunho de Jesus, ou seja, o Evangelho, cujo centro é o amor de Deus que reúne os homens provocando relação e entendimento, Mas o testemunho provoca conflitos.”

REFLEXÃO:

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, a novidade de Pentecostes não é compreensível a muitas pessoas, e não é nada do costume seus; por isso é que a novidade deste tempo que o Santo Evangelho nos apresenta, pela maioria não é aceito, de outro lado, aqueles que com muita sabedoria compreende por ser uma ação do Espírito Santo, Ele que sopra onde quer; Ele que faz a sua obra onde quer e como quer e também capacita aqueles os quais Ele age com Sua ação renovadora e transformadora. Saibamos que o Espírito Santo de Deus gera vida nova, gera novidade e transformação como e onde quer, exatamente por isso que muitos não o compreendem. E já antecipando peçamos neste Pentecostes ao Deus da vida, que libera em nós o Santo Espírito que vem nos dando vida nova, vem fazendo uma verdadeira e nova aliança em nossas vidas. E que possamos hoje ser por Deus abençoado. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s