Deus é Solidário Com Seus Fiéis

Atos dos Apóstolos 12, 1-10 e 20-25

Resultado de imagem para o anjo liberta Pedro da prisão—1 Nesse tempo, o rei Herodes começou a perseguir alguns membros da Igreja, 2 e mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3 Vendo que isso agradava aos judeus, decidiu prender também Pedro. Eram os dias da festa dos pães sem fermento. 4 Depois de o prender, colocou-o na prisão e o confiou à guarda de quatro grupos de quatro soldados cada um. Herodes tinha a intenção de apresentar Pedro ao povo logo depois da festa da Páscoa 5 Pedro era  vigiado na prisão, mas  a oração fervorosa da Igreja subia continuamente até  Deus, intercedendo em favor dele. 6 Herodes estava para apresentar Pedro. Nessa mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, Estava preso com duas correntes, e os guardas vigiavam a porta da prisão. 7 De repente, apareceu o anjo do  Senhor, e a cela ficou toda iluminada. O anjo tocou o ombro de Pedro, o acordou, e lhe disse: “Levanta-se depressa.” As correntes caíram das mãos de Pedro. 8 E o anjo continuou: “aperte o cinto e calce as sandálias.” Pedro obedeceu, e o anjo lhe disse: “Ponha a capa e venha comigo.” 9 Pedro acompanhou o anjo, sem saber se era mesmo realidade o que o anjo estava fazendo, pois achava que tudo isso era uma visão. 10 Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. 20 Herodes estava enfurecido com os habitantes de Tiro e Sidônia. Estes fizeram um acordo entre si e se apresentaram diante Herodes, depois de conquistarem as graças de Blasto, o camareiro real. Eles pediam a paz, já que seu país recebia mantimentos do território do rei. 21 No dia marcado, Herodes vestiu-se com os trajes reais, tomou seu lugar na tribuna e lhes dirigiu a palavra oficial. 22 O povo começou a clamar: “É a voz de um deus e não de um homem.” 23 Mas, imediatamente, o anjo do Senhor feriu Herodes, porque ele não tinha dado glória a Deus. E Herodes expirou, carcomido por vermes. 24 A Palavra de Deus, entretanto, crescia e se multiplicava. 25 Barnabé e Saulo terminaram seu serviço em favor de Jerusalém e voltaram, levando consigo João, também chamado Marcos.

“O episódio apresenta o ápice e final da missão de Pedro no livro dos Atos. Marca também o fim da primeira etapa da história da Igreja centralizada em Jerusalém e no mundo judaico. A intenção de Herodes é matar Pedro, como fez com Tiago. O relato lembra de perto a morte e ressurreição de Jesus. Os guardas sofrem a pena reservada ao prisioneiro que deixaram escapar; e a morte de Herodes aparece como punição divina, pelo fato de ele se absolutizar, colocando-se ao lugar de Deus. O relato mostra, portanto, que Deus se solidariza com os pobres que lhe são fiéis, e se coloca contra o perseguidor. É nesse clima de solidariedade divina que as comunidades crescem e se multiplicam”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, como Jesus Cristo, após a sua grandiosa ressurreição deixou o divino legado aos quais o seguissem fielmente. Para muitos o legado que deveria herdar do Cristo seria a coroa, o trono, o reino da terra; ao contrário, ficou como legado a perseguição, o sofrimento e a morte. Desde a morte do apóstolo Estevão, percebemos que estão sendo perseguidos, presos, apedrejados, mortos pelo nome de Jesus Cristo. Muitos daqueles que o seguiam, foram embora com medo; o medo se tornou pior do que o CANHÃO. Aderir as coisas boas chama a atenção de todos, mesmo que seja sabores do mundo; quanto ao paraíso muito poucos o procuram. Que o bom Deus nos dê a graça da fortaleza para seguir os passos de Jesus Cristo, não no prazer do mundo, mas na dor que conduz ao Reino prometido. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s