“… até aos extremos da terra”

Atos dos Apóstolos  28, 17-30

Resultado de imagem para Paulo em Roma—17 Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro, e assim fui entregue nas mãos dos romanos. 18 Interrogado por eles no tribunal e, não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19 Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20 É por isso que eu pedi para ver vocês e para lhes falar, pois estou carregando esta corrente justamente por causa de esperança de Israel.” 21 Então eles disseram a Paulo: “Nós não recebemos nenhuma carta da Judéia falando sobre você, e nenhum dos irmãos que aqui chegaram relatou qualquer coisa de mal contra você. 22 No entanto, gostaríamos de ouvir de sua própria boca o que você pensa, pois sabendo que essa sua seita está encontrando oposição em toda parte.” 23 Então marcaram um dia e foram com mais gente para se encontrar com ele no seu alojamento. Desde o amanhecer até à tarde, Paulo fez uma exposição baseada na Lei de Moisés e nos Profetas, dando testemunho do Reino de Deus e procurando convencê-los a respeito de Jesus. 24 Alguns aceitaram o que ele dizia, mas outros não quiseram acreditar. 25 Houve, assim, discordância entre eles. Enquanto iam saindo, Paulo só disse uma coisa: “Bem que o Espírito Santo falou aos antepassados de vocês por meio do profeta Isaías: 26 Vá ter com esse povo e diga-lhes: vocês vão escutar bem, mas não compreenderão; vocês vão olhar bem, mas não verão. 27 O coração deste povo está embotado; ouviram mal com os ouvidos e taparam os olhos, para que não  vejam com  os olhos, nem ouçam com os ouvidos e não entendam com o coração, nem se convertam e eu não os cure! 28 Pois então, fiquem sabendo vocês: esta salvação de Deus é enviada aos pagãos, e eles a escutarão.” 30 Paulo morou dois anos numa casa alugada, vivendo às custas do seu próprio trabalho. Recebia a todos os que o procuravam, 31 pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

“O programa do livro dos Atos era mostrar o testemunho apostólico expandindo-se de Jerusalém ‘até os extremos da terra’ Com a chegada de Paulo a Roma, Lucas encerra seu livro. Sendo a Metropole-capital do mundo pagão. Roma se estende em todas as direções da terra. Mais uma vez, Paulo  prega aos judeus e, diante da resistência de muitos, anuncia que o Evangelho se dirige aos pagãos. O cristianismo não é, portanto, uma seita fechada, como pensavam alguns, pois traz em si o testemunho de Jesus que desmascara e critica a sociedade montada sobre ídolos que exploram, oprimem  e alienam os homens. As testemunhas podem até ser acorrentadas, mas nem por isso deixam de testemunhar.”

REFLEXÃO:

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!  Amados irmãos e irmãs, através do livro dos Atos dos apóstolos, compreendemos bem que o testemunho apostólico se difundiu até os extremos da terra. Mesmo diante da resistência de muitos ele anuncia o Evangelho de Jesus. Aqueles que dão testemunho de Jesus Cristo, ainda hoje como no passado poderão ser acorrentados, presos e até mortos, mas não deixam de testemunhá-lo, e destemidamente trabalham com coragem para os valores do Reino de Deus. Que todos sejam abençoados por Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo e que Ele nos dê a coragem e a graça de podermos levar os ensinamentos e ser testemunhas de tudo que se refere a Jesus Cristo. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s