O Cristão liberto da Lei

images (19)1 Ou vocês não sabem, irmãos —falo a pessoas competentes em matéria de lei—, que a lei tem domínio sobre alguém só enquanto ele vive? 2 Por exemplo a mulher casada está ligada por lei ao marido enquanto este vive. Mas, se ele morre, ela fica livre da lei conjugal. 3  Por isso, enquanto o marido está vivo, se ela se tornar mulher de outro homem, será chamada adúltera. Mas se o marido morre, ela está livre em relação à lei, de modo que não será adultera se ela se casar com outro homem. 4  Meus irmãos, o mesmo acontece com vocês; pelo corpo de Cristo, vocês morreram para a Lei, a fim pertencerem a outro, que ressuscitou dos mortos, e assim produzirem frutos para Deus. 5 De fato quando vivíamos submetido a instintos egoístas, as paixões pecaminosas serviam-se da Lei para agir em nossos membros, a fim  de que produzíssemos frutos para a morte. 6 Mas agora, morrendo para aquilo que nos aprisionava, fomos libertos da Lei, a fim de servirmos sob o regime novo do Espírito, e não mais sob o velho regime da letra.

“Paulo repete seu pensamento, usando agora uma comparação. Quando morre o marido, a mulher fica livre da lei que a unia a ele. Com o cristão sucede a mesma coisa, pelo batismo ele fica livre da lei, pois morreu com Cristo para o pecado e ressuscitou para uma vida nova. Os instintos egoístas – literalmente carne são os desejos e projetos do homem fechado no seu egoísmo, fonte de todos os pecados; é a vida do homem voltado para si mesmo, colocando tudo a serviço dos próprios caprichos e interesses. Daí nasce a corrupção das relações humanas e a promoção de um sistema social que institucionaliza as relações injustas, nas quais um homem explora e oprime o outro. O regime novo do Espírito é bem o contrário; a exemplo de Jesus Cristo, o homem não vive  mais para si, mas para Deus e para o bem do outro. O projeto de Deus, que é justiça e fraternidade entre os homens, torna-se o projeto de uma nova ordem social, e esta supera o sistema injusto”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, hoje em Jesus Cristo, vivemos o regime do amor, da caridade, da fraternidade, pois Nele todos os instintos egoístas, projetos fechados no próprio sistema de escravidão do pecado morreu e renasceu para a vida. Quem quer viver liberto do pecado, da opressão e da escravidão, olha mais para a Cruz de Cristo, pois foi por ela que Cristo ao ser suspenso, lavou todos os nossos pecados. Peçamos hoje ao Pai Eterno a graça de vivermos na fidelidade e no amor, evitando tudo àquilo que é opressão, tanto pessoal quanto para com os irmãos. Que saibamos olhar para tudo que é bom e que levará todos a uma vida de dignidade, de honestidade, verdade, amor, serenidade, em fim tudo o que deixará o irmão, feliz, alegre e na paz. Vivendo assim estaremos longe de qualquer sistema opressor. Que o nosso Deus seja louvado através de todos os irmãos e irmãs que adentrarem neste blog. Assim seja! Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s