Isaac em Gerara

Gênesis 26,1-11

isaac rebeca abimelec _ 1 Houve fome no país _ além daquela que tinha havido no tempo de Abraão_e Isaac foi para Gerara, onde Abmelec era rei dos filisteus. 2 Javé apareceu  a Isaac  e disse: “Não desça para o Egito; fique na terra que eu lhe disser. 3 Fique morando  aqui neste país, e eu estarei  com você e o abençoarei, pois eu darei todas estas terras a você e a seus descendentes, cumprindo o juramento que fiz a seu pai Abraão. 4 Tornarei a descendência  de você numerosa  como as estrelas do céu, e darei todas estas terras. Por meio da sua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra, 5 porque Abraão me obedeceu, observou meus preceitos e mandamentos, meus estatutos e leis.” 6 Então Isaac ficou em Gerara. 7 Os homens do lugar perguntaram a Isaac sobre Rebeca. Isaac respondeu. “É minha irmã”. Ele ficou com medo de dizer que era sua mulher, pois pensava: “Os homens deste lugar me matarão por causa de Rebeca, pois ela é muito bonita”. 8 Isaac se encontrava  aí já fazia muito tempo, quando Abimelec, rei  dos filisteus, olhou certo dia pela janela e viu Isaac acariciando a esposa Rebeca. 9 Abmelec  chamou Isaac  e disse: “É claro que ela é sua esposa! Por que você disse que é sua irmã:” Isaac respondeu: “Porque pensei que iam me matar por causa dela” 10 Abmelec continuou: “Por que você fez isto? Por pouco alguém do povo dormiria com sua mulher, e você nos tornaria todos culpados!” 11 Então Abmelec deu esta ordem a todo o povo: “Quem tocar neste homem ou em sua mulher morrerá”.

A lista dos povos é uma espécie de geografia política da época. É colocada aqui para explicar como foi que o mundo se repovoou depois do dilúvio. Mostra ainda que o povo de Israel, que nascera de Abraão, é um povo eminentemente histórico, inserido no meio das nações; não é um povo místico, isto é, provindo do mundo dos deuses.”

REFLEXÃO:

Amados irmãos e irmã em Jesus Cristo. É realmente maravilhoso ver a autenticidade das pessoas, por causa da autenticidade de Abraão, o seu filho Isaac, passou o mesmo medo do seu pai com a esposa dele, agora o filho tem medo de ser morto pela beleza de sua esposa Rebeca. E realmente é linda mesmo; porém Isaac tinha medo de ser morto por causa dela; O rei Abimelec que já havia encontrado com Abraão, e assim também havia acontecido, o rei disse: “aquele que tocasse em Isaac, morreria”. Meus irmãos e irmãs, quão difícil é para a criatura humana viver na integridade a Deus; sabemos que é difícil, porém não é impossível. Peçamos a Deus a graça da fidelidade para com Ele, mesmo que para tal nos custe até a vida; sabemos bem que Deus vem sempre em favor do seu povo que O busca na fé e na fidelidade. São testemunhos maravilhosos que encontramos nas Sagradas Escrituras. Que Deus seja louvado, glorificado e adorado através daqueles que Lhes são íntegros. Assim Seja! Amém! Sejam abençoados.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário