Rasguem o coração, e não as roupas

Joel 2,12-17

coracao—12 Pois agora — oráculo de Javé — voltem para Mim de todo o coração, fazendo jejum, choro e lamentação. 13 Rasguem o coração, e não as roupas! Voltem para Javé, o Deus de vocês, pois ele é piedade e compaixão, lento para a cólera e cheio de amor, e se arrepende das ameaças. 14 Quem sabe, ele volte atrás e se arrependa, deixe para nós bênção, oferta e libação de vinho para Javé, o Deus de vocês. 15 Toquem a trombeta em Sião, proclamem um jejum, convoquem uma assembléia. 16 Reúnam o povo, organizem a comunidade, chamem os velhos, reúnam os jovens e crianças de peito. O jovem esposo saia do quarto, a jovem esposa deixe o seu leito. 17 Os sacerdotes, ministros de Javé, venham chorar entre o pórtico e o altar, e digam: “Javé, tem piedade do teu povo! Não entregues a tua herança à vergonha, à caçoada das nações”. Por que se deveria dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles”?

“A calamidade faz com que o povo se volte para Deus. Este, porém, não quer um rito puramente exterior, mas um profundo movimento coletivo de conversão, porque ele conhece o homem por dentro, e não somente pela aparência. Por que o povo na miséria se torna vergonha perante as nações? Simplesmente porque teria de recorrer a outros países, a fim de comprar alimentos por preços exorbitantes, carregando-se de dívidas. Além disso, teria de agüentar a “caçoada teológica”; “Por que o seu Deus não o protege?”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, vimos neste texto de hoje, que Deus não quer um rito puramente exterior, Ele conhece o homem por dentro e não somente aparências. A Misericórdia do Deus Vivo e Verdadeiro vai além das misérias humanas; é por isso que Ele pede ao povo transviado do seu caminho, voltem à Deus de todo o coração; se faz necessário viver agora uma vida purificada, que o povo faça jejum, chore e lamente-se. Sabendo que o nosso Deus é Piedoso e Compassivo, o profeta Joel; reforça as palavras de Deus, “voltem para o Senhor Javé, já não precisam agüentar as caçoadas; e certos de que voltados para Javé, com jejum e penitência viria novamente ser derramada as bênçãos abundantes sobre eles. E que nós irmãos e irmãs, voltemos sempre ao Senhor Deus com hinos de Louvor, de Amor e Adoração, na fidelidade, na integridade, na perseverança e na fé assim não passaremos pela penúria e chacota. Rezemos a fim de que o Senhor nos dê a sabedoria e o discernimento, para podermos bem perseverar nos caminhos que Deus traçou para cada um de nós; e que sejamos por Ele sempre abençoados! PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário